sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Primeira rebelião na base governista do prefeito João Doria

Se o dia começou tranquilo, com o cumprimento dos acordos firmados desde a eleição do vereador Milton Leite (DEM) para a presidência da Câmara Municipal de São Paulo, agora com a aclamação de Mario Covas Neto (PSDB) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, e de Jair Tatto (PT) para a Comissão de Finanças e Orçamento, o clima esquentou na escolha do presidente da Comissão de Política Urbana.

O acordo era para a eleição do novato Fabio Riva (PSDB), mas o vereador Souza Santos (PRB) foi lançado pelo colega Camilo Cristófaro (PSB), que reclamou da ingerência do secretário de governo do prefeito João Doria, o ex-deputado Julio Semeghini, na eleição interna. É a primeira rebelião na base governista, envolvendo integrantes da bancada evangélica e o vereador do PSB, que foi chefe de gabinete dos vereadores Antonio Carlos Rodrigues (PR) e José Américo (PT) na presidência da Câmara.

A votos, Riva teve os votos dele próprio, de Paulo Frange (PTB) e de Eduardo Suplicy (PT); mas Souza Santos foi eleito com o próprio voto, além de Camilo Cristófaro (PSB), de Davi Soares (DEM) e de Police Neto (PSD), descumprindo o acordo inicial entre as bancadas.

O presidente Milton Leite pediu "desculpas públicas pela vergonha" com que o vereador Davi Soares, seu colega de bancada no DEM, o fez passar pelo descumprimento do acordo. Como consequência, Davi Soares foi destituído da liderança do DEM e retirado da Comissão de Política Urbana.

Nas demais comissões os presidentes foram eleitos por aclamação.

Portanto, estão eleitos para a presidência das comissões: Mario Covas Neto, PSDB  (Constituição e Justiça); Jair Tatto, PT (Finanças e Orçamento); Souza Santos, PRB (Política Urbana); Toninho Paiva, PR (Administração Pública); Senival Moura, PT (Transporte); Claudio Fonseca, PPS (Educação) e Rute Costa, DEM (Saúde). Os vice-presidentes serão escolhidos na reunião inaugural de cada comissão, na próxima semana.