quinta-feira, 30 de março de 2017

Em mais um dia de bate-boca, Câmara aprova Frente de Defesa dos Direitos da Mulher e nome de avenida para Dona Marisa Letícia

Em mais um dia marcado por muito bate-boca referente à suposta agressão do vereador Camilo Cristófaro (PSB) contra a colega suplente do PSOL, Isa Penna, que se igualou em repercussão e intensidade a outro entrevero que já havia envolvido Juliana Cardoso (PT) com Fernando Holiday (DEM), a Câmara Municipal aprovou em primeira votação (são necessárias duas para o projeto seguir para sanção ou veto do Executivo) 41 projetos de lei de autoria dos vereadores.

Dois projetos aprovados em primeira votação envolvem diretamente a causa das mulheres: um é a criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Mulher; outro é uma homenagem à ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, que morreu no dia 3 de fevereiro e já deve virar nome de avenida.

A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Mulher é um Projeto de Resolução de autoria das vereadoras Janaína Lima (NOVO), Adriana Ramalho (PSDB), Aline Cardoso (PSDB), Rute Costa (PSD), Juliana Cardoso (PT), Noemi Nonato (PR), Sâmia Bomfim (PSOL), Edir Sales (PSD) e Sandra Tadeu (DEM). Se aprovado em segunda e definitiva votação, entra em vigor imediatamente, ao contrário dos Projetos de Lei, que seguem para sanção ou veto do Executivo.

Segundo as vereadoras proponentes, a Frente terá como foco a promoção de debates, seminários e palestras com objetivo de empoderar e proporcionar a ocupação de todos os segmentos da sociedade pelas mulheres. Lembrando que foram eleitas 11 mulheres vereadoras nas eleições de 2016. Duas (Soninha Francine e Patricia Bezerra) assumiram secretarias do prefeito João Doria. Na foto acima, as cinco novatas da Câmara: Rute, Aline, Adriana, Janaína e Sâmia.

Por iniciativa do vereador Reis (PT), deverá ser denominada Avenida Dona Marisa Letícia o prolongamento da Avenida Chucri Zaidan até a Rua Laguna, na Chácara Santo Antônio, região da Subprefeitura de Santo Amaro (zona sul da cidade). O vereador Fernando Holiday (DEM) se posicionou contra a homenagem.

Também já existe acordo para aprovação da CPI da Vulnerabilidade da Mulher, proposta pela vereadora Aline Cardoso (PSDB). Como o pedido veio depois da iniciativa da vereadora Sâmia Bomfim (PSOL), que solicitava a abertura de uma CPI especificamente sobre a Violência contra a Mulher, houve algum desentendimento até que fosse encontrada uma solução paliativa: haverá uma sub-relatoria para a vereadora do PSOL tratar exclusivamente do tema da violência.

Veja aqui todos os 41 projetos aprovados nesta quarta-feira, 29 de março.