quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Vereadora Edir Sales pede a cabeça do prefeito regional da Vila Prudente e diz que Jorge Farid "nem deve saber ler"

(Mal) Acostumada a mandar na Prefeitura Regional da Vila Prudente desde as administrações passadas (tanto na gestão de Gilberto Kassab, prefeito do seu partido, quanto de Fernando Haddad, do PT, ela indicava subprefeitos, chefes de gabinete e supervisores), a vereadora Edir Sales (PSD) baixou o nível nas críticas ao atual prefeito regional, Jorge Farid (PSDB).

Apesar de fazer parte da base de sustentação do(s) prefeito(s), Edir Sales não enxerga muito bem os limites entre Legislativo e Executivo, ou mesmo entre o interesse coletivo e os suas conveniências particulares.

Após um discurso bastante agressivo contra o prefeito regional da Vila Prudente, a cereja no bolo da baixaria: ao ser questionada pelo vereador Eduardo Tuma, que presidia a sessão, se pretendia que seu discurso fosse encaminhado também a Jorge Farid (já que seria, a pedido, ao prefeito João Doria e ao secretário de Transportes, Sérgio Avelleda), a vereadora não se fez de rogada. Disse que não, porque "ele nem deve saber ler".

"O nosso trabalho na Vila Prudente continua cada vez melhor. O que não está melhor é o administrador da Vila Prudente, que está indo cada dia pior", afirmou a vereadora Edir Sales. "Não adianta eu ir à Prefeitura Regional de Vila Prudente que não encontro o prefeito regional lá."

E terminou com uma mensagem cifrada, pedindo a cabeça de Jorge Farid: "Infelizmente, na Vila Prudente, que é o nosso coração, onde eu vivo, que é onde tenho escritório há dezessete anos, as coisas não estão andando bem na Prefeitura Regional. (...) Não estou tendo tranquilidade por causa da bendita indicação que está lá. Mas tenho certeza de que logo isso será resolvido."

Abaixo a íntegra do discurso, em que começa criticando as ciclovias da gestão passada e parte para o ataque contra o atual prefeito regional (com a última agressão, a ironia de que Jorge Farid "nem devia saber ler", devidamente retirada das notas taquigráficas da Câmara Municipal):

EDIR SALES (PSD) – Sr. Presidente Milton Leite, Sras. e Srs. Vereadores, público presente, telespectadores da TV Câmara São Paulo, leitores do Diário Oficial, venho falar de um assunto muito importante que até foi matéria na TV Gazeta antes de ontem sobre as ciclovias ou ciclofaixas feitas na Vila Zelina que são completamente infundadas.

Em 1º de maio, as ciclovias foram feitas. Fizemos reuniões com a CET, caminhamos juntos pelas ruas da Vila Zelina, que vou citar agora: Pinheiro Guimarães, Mário Augusto do Carmo, Francisco Falconi, Professor Gustavo Pires de Andrade e Ibitirama. Essas ruas, na Vila Zelina, não comportam ciclovias.

Não sou contra as ciclovias. Elas são importantes para as pessoas que usam bicicletas. Inclusive, na Avenida Anhaia Mello foi feita uma ciclovia e é uma rua completamente plana, então, tudo bem.

Estamos fazendo um movimento e o Vitor Gers, que é o Presidente da Amoviza, está recolhendo mais de cinco mil assinaturas para encaminhar ao nosso Prefeito Doria e ao Secretário de Transportes Avelleda para realmente mostrar a indignação com a implantação dessas ciclovias em 2015.

Tivemos várias reuniões com o Prefeito Doria e falei sobre a necessidade de retirada das ciclo faixas das ruas da Vila Zelina: Pinheiro Guimarães, Mário Augusto do Carmo, Francisco Falconi, Professor Gustavo Pires de Andrade e Ibitirama.

O Sr. Prefeito assegurou que iniciará um planejamento, pois não se pode retirar ciclovias sem um planejamento, uma vez que elas são importantes para a Cidade.

Tenho certeza de que quando for feito esse planejamento, essas ciclovias serão retiradas.

Reforço que mais de cinco mil assinaturas já estão sendo recolhidas e serão encaminhadas ao nosso Prefeito Doria porque realmente não podemos ter as ciclo faixas nas ruas Pinheiro Guimarães, Mário Augusto do Carmo, Francisco Falconi, Professor Gustavo Pires de Andrade e Ibitirama.

O nosso trabalho na Vila Prudente continua cada vez melhor. O que não está melhor é o administrador da Vila Prudente, que está indo cada dia pior. Mas o trabalho do nosso escritório não para. Eu não posso culpar a Prefeitura Regional toda porque temos funcionários ótimos lá que são de carreira, mas a Coordenação de CPDU, realmente, e o Prefeito Regional são lamentáveis e em duas funções muito importantes.

Nosso trabalho não para por isso. Não é por isso que não vamos trabalhar pela Vila Prudente, pela região de São Lucas, Sapopemba, Teotônio Vilela, onde fui a mais votada. É muito importante lembrarmos que o trabalho continua, não vamos parar e vamos continuar cobrando e acompanhando.

Não adianta eu ir à Prefeitura Regional de Vila Prudente que não encontro o prefeito regional lá. Encontro na Mooca, em Sapopemba, Itaim Paulista, mas infelizmente, na Vila Prudente, que é o nosso coração, onde eu vivo, que é onde tenho escritório há dezessete anos, as coisas não estão andando bem na Prefeitura Regional.

Quero lembrar também que estamos trabalhando e procurando ajudar a Cidade de São Paulo. Então, quero ter tranquilidade e fui à Comissão de Constituição e Justiça para ajudar a Cidade, mas não estou tendo tranquilidade por causa da bendita indicação que está lá. Mas tenho certeza de que logo isso será resolvido.

Então quero, mais uma vez, encaminhar ao Prefeito João Doria e ao Secretário Avelleda. E gostaria de pedir ao Presidente Eduardo Tuma que encaminhe cópias de meu discurso, na íntegra, ao Sr. Prefeito João Dória e ao Secretário Sérgio Henrique Passos Avelleda.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – É regimental o pedido de V.Exa. Defiro o pedido de encaminhamento do texto, na íntegra, de acordo com as Notas Taquigráficas, ao Prefeito João Doria Jr. e ao Secretário Municipal de Transportes Sérgio Henrique Passos Avelleda.